Alto de Pinheiros

O Alto de Pinheiros é um distrito paulistano desde a mudança ocorrida nos anos 1880, e suas imediações são pequenos bairros como Vila Ida, Vila Beatriz e Vila Madalena, assim nomeados em homenagem a três irmãs, filhas do fazendeiro que fez o primeiro loteamento da região.

A urbanização do bairro Alto de Pinheiros surgiu de um loteamento iniciado em 1925 pela Cia. City, a mesma empresa que implantou os bairros Jardim América e Pacaembu. Em virtude das obras de retificação do rio Pinheiros, somente no ano de 1937 foi recomeçado o urbanismo do bairro.

Muito de suas características urbanísticas iniciais são preservadas: apresenta arquitetura européia, com ruas arborizadas, praças centrais com rotatórias, que distribui o fluxo em largas vias . Os espaços públicos de lazer ficam por conta da Praça Por do Sol e do parque Villa-Lobos, este com 732 mil m² de área verde, com ciclovia, playground, quadras e vias pavimentadas, muito procuradas para a prática de cooper e patinação.

Para o transporte, a região possui importantes vias como as avenidas Pedroso de Morais e Professor Fonseca Rodrigues, fácil acesso à  Marginal Pinheiros e à Avenida Brigadeiro Faria Lima. Além disso, a região será servida pela estação Pinheiros do Metrô, da linha amarela.