Barra Funda

Por volta de 1850, a região que corresponde atualmente ao bairro da Barra Funda fazia parte da antiga Fazenda Iguape, propriedade do Barão de Iguape. Essa fazenda após loteada deu origem a várias chácaras, entre elas a Chácara do Carvalho, pertencente ao neto do Barão de Iguape, e que mais tarde se tornaria prefeito da cidade de São Paulo.

O bairro da Barra Funda está situado em uma área de várzea ao sul do rio Tietê, cortada desde o século XIX por duas ferrovias, a Santos-Jundiaí e a  Sorocabana, foi durante muitos anos uma região de vocação industrial.

Atualmente se tornou uma zona de classe média e pequenos escritórios. Em seu limite encontram-se o Parque da Água Branca e o terminal rodoviário da Barra Funda, que funciona junto com a estação terminal da Linha 3 Vermelha do Metrô de São Paulo.

O Terminal Barra Funda foi inaugurado em 1988, também conhecido como Estação Barra Funda, é o segundo terminal de transportes mais importante da cidade de São Paulo. Reúne em um mesmo complexo, linhas de ônibus municipais, ônibus intermunicipais, ônibus metropolitanos, além de trens e metrô.