Jaguara

A Vila Jaguara é um distrito da subprefeitura da Lapa, situado na região Oeste de São Paulo. O bairro fica entre as Rodovias Anhanguera, Castello Branco e a Marginal Tietê.

Grande parte do bairro é tomado pelo Parque Municipal da Vila dos Remédios, onde existem árvores nativas da mata atlântica que estão intactas há séculos. Duas pontes interligam o bairro as regiões próximas a região central da cidade de São Paulo, a ponte dos Remédios e a Ponte da Anhanguera.

O bairro da Vila Jaguara é um bairro que nasceu de um loteamento promovido por Juvenal de Lima, na década de 1920.

Graças ao estabelecimento de indústrias como Armour, Refinações de Milho Brasil e Irmãos Lever, teve um desenvolvimento muito rápido. Pequenos estabelecimentos comerciais e olarias surgiram, além de vários clubes de futebol, como o Jaguara, Jacena, Jaraguá, Botafogo, Estrela do Norte, América, entre outros, muitos deles com seus respectivos salões de baile.

A parte baixa do bairro foi a que se desenvolveu primeiro. Ali se concentravam os empórios de secos e molhados, farmácias, quitandas, barbeiros, sapateiros, igreja, etc. A primeira linha de ônibus foi inaugurada na década de 1940 e levava os passageiros até o bairro da Lapa. Também nessa década chegou a iluminação pública.

Um grande número de ruas recebeu asfalto na década de 1950. Anteriormente, nem a principal via, Rua Hum, era asfaltada. No ano de 1950 foi aberto o único cinema da região, o Cine Jaguara.